top of page

OTON JOSÉ SÃO PAIO DE MENESES

 

 

  Estudou as primeiras letras e o antigo Primário no Grupo Escolar Barão de São Gonçalo; o Ginásio (5ª a 8ª série do 1º grau) no Ginásio Paraíso, o 2º grau no Liceu Nilo Peçanha (1ºano), o 2º ano Colégio Plínio Leite e o 3º ano no Colégio Nilo Peçanha do Largo da Barradas, em Niterói.

 

  Fez o Curso de Direito na UFF (Universidade Federal Fluminense - 1967 a 1971), o Curso de Formação  de Professores, na Faculdade Plínio Leite, Pedagofia na Faculdade Integrada Castelo Branco e o Curso de Psicologia na Faculdade Maria Tereza.

 

  Foi o redator de " O Gládio" ,orgão do Diretório Acadêmico Evaristo da Veiga (DAEV). No mesmo Diretório Acadêmico conquistou menção honrosa no "I Festival Universitário de Poesia" e venceu um concurso de oratória, sob o tema "Viagem ao Homem" proferiu conferência sobre Comunicação, Relação Humana, Chefia e Liderança e a Máquina e o Homem no Instituto de Educação de São Gonçalo, Colégio Martins Afonso, Colégio Armando Gonçalves, Ginásio Paraíso, Colégio Floriano Peixoto, Colégio São Paulo, Ginásio Orlando Rangel, Curso Zaluar, Curso Gandha, Ginásio Professor Manuel de Abreu, Ginásio Castello Branco (Nova Iguaçu) e outros.

 

  Foi membro da diretoria do G.A. Show (Grupo de Assistência Social), fundador do Grupo Ciranda, (Grupo de poetas em prol da valoriza-ção da poesia), ex-diretor do Curso Zaluar (ingês), ex-presidente da Associação Cultural de São Gonçalo, ex-presidente da AGLAC  

(Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências), fundador da AGLAC, membro efetivo da Academia Itaboraiense de Letras fundador de Colégio e foi assessor do diretor executivo da FAPERJ (Fundação de Apoio e Pesquisa do Estado do Rio Janeiro).

 

  Ocupou várias funções e cargos, como: Ex-Diretor do Instituto Oxford (inglês), Ex-Diretor do Colégio Municipal Presidente Castello Branco (por duas vezes); Ex- Secretário Municipal de Educação de São Gonçalo (Governo Joaquim Lavoura); Ex- Diretor do Colégio Saldanha da Gama (CENEC - Campanha Nacional das Escolas da Comunicação), em São Gonçalo; Ex- Diretor proprietário do Colégio Moderna; Ex-Professor do Ginásio Professor Manel de Abreu (CNEC em Niterói); Ex-professor do Colégio Orlando Rangel (CNEC, em São Gonçalo). Atualmente ao lado de sua esposa dirigem e são proprietários dos colégios:  Colégio Odete São Paio (onde foi professor por muitos anos)  e Colégio Jean Peaget I e II.

 

  O professor Oton São Paio foi vereador de São Gonçalo por duas legislaturas e inclusive em uma delas sendo um dos mais votados. Foi eleito deputado estadual em 1986 pelo PTR onde atuou como presidente Nacional do partido.

  Possui várias obras publicadas: "Mãos Verdes", "Poesia na Calçada","Rosa das Horas", "Amanhecer das Palavras", "A Volta Inesperada", "O Sim do Não", e recentemente a obra "Painel do Olhar";

 

  Tem publicadas várias poesias nos jornais "O Fluminense", "A Tribuna", e em revistas literárias;

 

  Já escreveu peças teatrais, como: "O Aniversário do Capeta" (comédia), "Quase Perdi o Meu Amor" (drama) - Menção Honrosa no 1° Festival Secundárista do Teatro Amador no Teatro Silvio Leite; "A Volta Inesperada" (comédia), que lhe deu o título do melhor escritor jovem do Estado do Rio de Janeiro - Prêmio Geremias Mattos Fontes, oferecido pela Tribuna, no 1° Festival de Teatro Jovem RJ;

 

  Escreveu e participou como ator de revistas teatrais e organizou vários Festivais de Poesia em São Gonçalo.

 

  Foi âncora apresentando do programa de televisão "Movimento" que foi ao ar todas as sextas-feiras 14:30 às 15:00 horas na TV Bandeirantes nos anos 1989 e 1990.

bottom of page